GO-NO-SEN
É um estado de plena atividade mental, de atenção. Exerce-se uma forte pressão mental no adversário, fica-se aguardando e, logo após o término do seu ataque, em estado de completo jitsu, realiza-se o contra ataque (ação em dois tempos).

Go no Sen, ou pós-ataque, talvez seja o mais clássico sistema de “timing” , é talvez o mais seguro quando não se conhece o oponente e não se sabe se ele é mais rápido do que você.
Ele consiste em o oponente lançar o seu ataque, você sair e defender e depois contra-atacar, ou seja, é uma situação de dois tempos, o tempo do ataque do oponente, o qual você defende ou esquiva e o tempo do seu contra-ataque.

Ele é mais lento, mas é mais seguro em relação a esquivar do golpe do oponente.


TAI-NO-SEN (ou Sen no Sen)
É um trabalho de alta técnica que envolve uma reação motora. Tai significa esperar a intenção do adversário, aproveitar o momento da sua ação, “sugar” a sua força e contra-atacar, utilizando a força do adversário para vencê-lo (ação em um tempo e meio).

Tai no sen, ou pré-ataque, seria, como falamos no Deai, reagir ao inicio do ataque do oponente, porém antes que ele consiga desenvolvê-lo todo. É uma situação de um tempo e meio, porque você inicia a sua ação quase simultaneamente a do seu oponente, porém mais rápido e depois dele.


SEN-NO-SEN (ou Sensen no Sen)
Para o praticante de artes marciais japonesas, é muito importante adquirir a percepção antecipada de uma dada situação; prevenir ou perceber a intenção do atacante, antes mesmo que ele realize qualquer reação de ataque e, então, reagir da forma mais adequada possível. Este é considerado o estado ideal, na arte marcial, pois antecipar situações sempre trouxe vantagens indiscutíveis tanto na luta como na vida social (ação em um tempo).

Encontramos confusão nesse conceito, é possível encontrar vários documentos que se referem a essa técnica de tempo com os dois nomes, porém o que vale mesmo é compreender o que ela é e como fazê-la.

O Sensen no sen, ou ante-ataque, é reagir à intenção do ataque e não necessariamente ao inicio dele. Quando se treina é possível perceber, mesmo quando o golpe ainda não foi iniciado, a intenção dele e é aí que se toma a ação. É uma situação de um tempo só, no qual você consegue efetuar sua ação antes que a intenção do seu oponente se torne ação.

É o mais difícil de atingir, pois exige enorme concentração, técnica, percepção e velocidade do karateca.

2 comentários: