Hoje venho falar de um assunto um pouco problemático sobre o calejamento. Nas artes marciais, é onde se ver mais praticantes executando técnicas de calejamento, uma prática que é muito importante e assustadora para quem executa esse tipo de aprimoramento sem os devidos cuidados...

Por meio da ciência, podemos cada vez mais aprimorar os treinos para as artes marciais. Confira abaixo dicas e informações sobre "Calejamento".

Veja também nesse blog:
CALEJAMENTO:

Para quem nunca ouviu falar no termo, calejamento é uma técnica comum nas artes marciais que visa preparar a pele e a estrutura óssea para aderir mais às pancadas, tornando o local mais duro e menos sensível a dor.
  • Para chegar a tal resultado, o praticante desfere chutes e socos em superfícies rígidas como pneus, madeiras de treinamento, árvores, paredes, barras de ferro e outras superfícies duras.
  • Geralmente, esse treino volta-se com maior ênfase para a canela e punhos.
OBS: Não irei dizer nessa postagem se é certo ou errado a técnica do calejamento, uma vez que cada um tem uma preferência de treino e tem uma linhagem marcial diferente. O que farei é informar pontos positivos e negativos do treino de calejamento.

POSITIVOS:

~> Endurecimento da região calejada:

Realmente esse tipo de treino deixa a região trabalhada mais dura, porém ao contrário do que pensam não a deixa mais resistente. Mas mesmo assim ter uma região do corpo calejada e forte pode ser muito útil.

~> Maior resistência a dor:

O calejamento não da maior resistência ao corpo (verá a explicação mais abaixo), mas ele diminui significativamente a dor de impacto na hora da luta.

Provavelmente, uma pessoa não calejada sentirá muita dor ao receber um golpe na canela por exemplo.

NEGATIVOS:

~> Menos flexibilidade dos ossos:

Apesar do endurecimento da região, o calejamento tende a deixar o osso mais passível de fraturas futuras. Isso por que os ossos são formados por cálcio (que lhe garante resistência) e colágeno que lhe confere flexibilidade. Essa maleabilidade permite ao osso se adaptar melhor a impactos e torções. A prática gera pequenas fraturas no osso que, ao se reconstituir, recebe maior quantidade de cálcio tornando-se rígido e MENOS FLEXÍVEIS. Assim o osso fica mais vulnerável à quebra se caso receber um impacto MAIS FORTE, por não ser mais flexível para absorver a energia do impacto tanto quanto antes.

~> Pode gerar perda de movimento da região:

Calejamento pode gerar a perda de movimentação da região, provocando até uma artrose precoce, além de problemas de vascularização (irrigação sanguínea) da região afetada.

Então meu amigo, depois dessas explicações vimos que o calejamento pode ser uma arma muito boa, mas nem sempre é uma boa opção para a saúde.

Como tinha dito anteriormente, cabe a cada um definir o seu tipo de treino para o seu tipo de objetivo, mas de qualquer forma se você quiser calejar, recomenda-se que se faça um treinamento gradativo (aos poucos) e acompanhamento de um Mestre e um fisioterapeuta.

Boa sorte!!

Compartilhe, comente aqui no blog críticas construtivas, sugestões, divulguem e trarei mais informações para vocês!

OSS!

2 comentários:

  1. cabesa de bagre, canela de anbu, vc fala q gosta e eu como seu cu

    ResponderExcluir