20 agosto
0
A velocidade é a chave mestra de todos os esportes. Quem é que não quer bater o seu próprio recorde, chegar primeiro ser mais rápido do que seu adversário? Para que isso aconteça temos que nos preparar. Nada que um bom treinamento não possa melhorar. Vai ai algumas dicas para você melhorar sua velocidade no karatê.

Veja também nesse blog:
Em primeiro lugar devemos saber que a velocidade se divide em: Velocidade de reação e Velocidade de movimento.

Velocidade de reação
Velocidade de reação é o tempo que o praticante leva para reagir a um estimulo ou seja é o tempo que o cérebro leva para dar ao corpo a reação necessária para o ato.
Após o contato visual ou auditivo o cérebro da a ordem que através do sistema nervoso, em um local denominado placa motora surgira a contração muscular. Há um tempo entre esse impulso e a ação e ele pode ser lento, moderado ou rápido. Para nós Karatecas é preciso que seja o mais rápido possível para que possamos obter resultados positivos em combates. 
Para desenvolver a velocidade precisamos fazer alguns treinamentos especiais tais como: dentro da própria aula o professor ira estimular os alunos com um apto. Ao emitir o som os atletas deveram executar o movimento determinado pelo professor o mais rápido possível, no exato momento que perceberem o som. Assim estará desenvolvendo a agilidade de reagir a um estilo obtendo em cada treinamento mais velocidade. Outra maneira simples é treinar em frente a uma televisão, (depois de bem aquecido é claro) coloca-se em frente á televisão e na medida em que vai mudando a câmera de foco o atleta executa um golpe livre (soco ou chute). Você ira perceber que em determinado momento não conseguira executar o golpe junto com a troca de câmera. Mas não desanime, pois alem de você esta desenvolvendo a sua velocidade de reação estará também desenvolvendo muito a sua concentração.

Velocidade de movimento
É o menor tempo em que o atleta consegue se deslocar de um ponto X par o ponto Y. a diferença entre velocidade de reação e velocidade de movimento é que como o próprio nome diz tem que se deslocar para atingir o adversário, para isso será necessário trabalhar maiores grupos de músculos. O desenvolvimento dessa velocidade será de movimentos repetitivos tais como: “tiro de trinta metros”. Em um campo ao na rua marque mais ou menos trinta metros e com a ajude de um amigo ou portando um cronômetro de a partida e ao passar pela linha demarcada pare o cronômetro e procure cada vês mais diminuir o tempo obtido. Poderá também fazer series repetitivas de deslocamento dento da academia.
As series de corrida poderão ser feita de acordo com cada atleta, comece aos poços com series de cinco (5) repetição e a medida que for melhorando vá aumentando aos poucos. Poderá também fazer series repetitivas dentro da academia com deslocamento de socos e chutes.

Lembre-se todo treinamento tem que ter a supervisão de uma pessoa qualificada e a autorização de seu medico.

0 comentários:

Postar um comentário